As mídias sociais são canais de comunicação que mais trazem uma relação com o cliente. Um erro muito comum é achar que basta ter uma conta na rede social que assim vai aumentar os seus prospects. Não basta apenas estar ou fazer postagens aleatórias sem se preocupar se está dando resultado ou não.
Nos casos acima, o que falta é um bom planejamento que funcione para suas mídias sociais. E a Agência Guerra vai te ajudar a montar!
Primeiro precisamos entender, porque preciso de um planejamento de mídias sociais?
Uma estratégia bem elaborada paras as redes sociais deve incluir:
1. Uma lista clara de metas e objetivos
2. Monitoramento da presença existente em mídias sociais
3. Métricas para uma análise competitiva
4. Esboço básico de estratégia de conteúdo
5. Construir um calendário
6. Estabelecer métodos para medição e análise
Fazer uma estratégia efetiva precisa de tempo e dedicação, mas é um tempo bem gasto. E vai ajudar a fazer um trabalho mais eficiente com menos “urgências”.
Definindo as metas
Para começar, você precisa saber o porque você quer estar nas redes sociais. Aqui vai alguns exemplos de metas comuns:
1. Se relacionar com os clientes
2. Construir conexões com prospects
3. Ganhar relevância da sua empresa na região
4. Fazer com que as pessoas comentem sobre seu negócio
Escolhendo os canais
É preciso encontrar um diferencial para se destacar da concorrência. Rafael Gobbi, sócio da Action 360, é um dos empresários que trocaram as academias tradicionais por estúdios “butiques”. Suas 11 unidades só oferecem aulas de pilates e ginástica funcional, método que demanda poucos aparelhos e está em plena moda.
Quando vamos às reuniões com os nossos clientes, sempre vem o questionamento: “Devo ter conta em todas as redes sociais?”. Em cada rede social, faça essa 3 perguntas:
1. Meu público está nessas redes sociais?
2. Tenho tempo para investir?
3. Posso vincular o sucesso nessa rede social aos objetivos da minha empresa?
E depois de escolher quais as redes sociais, você quer que sua academia ou empresa fitness esteja presente, o próximo passo é a otimização. Sempre verificar:
1. A descrição da empresa está completa?
2. Possui dados de contato (telefone/whatsapp/email/endereço)
3. Os layouts estão atrativos?
Simples estratégias de conteúdo para suas mídias sociais:
1. Notícias
2. Artigos de Blog
3. Fotos de Eventos
4. Foto de clientes
5. Sites
6. Vídeos
7. Infográficos
8. Depoimento de clientes
Algumas considerações para pensar ao compartilhar conteúdo nas mídias sociais:
1. Defina uma linha de regra para as redes sociais, seja ela 80% de conteúdo informativo e 20% propaganda ou outra que se alinhe a sua empresa.
2. Estabelecer horários das publicações, a maioria das redes sociais fornecem os melhores horários para postar. Veja quais são e programe os posts!
3. Estabelecer quais métricas você monitorará para o seu sucesso, um plano não é nada sem objetivos. As métricas mais básicas que você deve olhar são:
• Número de seguidores
• Alcance dos posts
• Conversão de seguidores em clientes
Fazer isso tudo necessita de bastante tempo e não é tão simples quanto parece, fazer planejamento, criar conteúdo e ainda acompanhar, mas você por contar com a Agência Guerra para deixar tudo funcionando perfeitamente nas redes sociais da sua empresa fitness com experiência de 6 anos no mercado fitness.