Os mecanismos de busca estão constantemente desenvolvendo seus algoritmos para garantir maior facilidade de uso, priorizando a intenção dos usuários. Com a otimização adequada do seu site ou página da Web, de acordo com as diretrizes de mudança dos mecanismos de pesquisa, você pode definitivamente levar sua página até os SERPs.
Como os mecanismos de pesquisa estão alterando seus algoritmos para otimizar uma página da Web, é bastante comum que eles estejam trazendo novos fatores necessários, ao mesmo tempo em que invalidam alguns fatores predominantes.
Embora Meta Description seja uma teoria antiga para SEO ou Search Engine Optimization, ainda funciona muito bem para impulsionar sua página para o topo. Neste artigo, aprenderemos o que é o meta description e por que ela é importante para suas páginas da web.
Em termos não técnicos, a meta description nada mais é do que o pequeno trecho de textos que informam aos mecanismos de busca e aos pesquisadores sobre o que é sua página web.
Como o Google possui 67% do total de compartilhamentos de mecanismos de busca do mercado, devemos otimizar para o Google em vez de otimizar para outros mecanismos de busca como Yahoo, Bing, Ask, AOL etc.
Tecnicamente, meta description é um atributo HTML entre as meta tags que descrevem sua página da web.
No lugar de “descrição da página”, você deve escrever do que a sua página trata. Isso pode ser feito diretamente no código.
A meta description pode aparecer sob o URL da sua página da web. Este trecho de texto é extraído do atributo meta description. No entanto, se a meta description não for especificada, os Mecanismos de pesquisa poderão buscar esses textos no corpo principal da página da Web.
Juntando tudo, chegamos a quase 55% dos casos em que o Google usa toda ou parte da tag de meta description original. - Moz
• Aumenta a taxa de cliques devido à explicação concisa de uma página da Web nas SERPs.
• Ajuda sua página da Web a ser classificada com mais rapidez devido ao aumento da taxa de cliques ao longo do tempo.
• Faz os usuários felizes devido à facilidade de uso da aparência de uma página da Web nas SERPs.
• Embora o Google raramente siga uma meta description para classificar uma página da Web, um estudo da Moz mostra que uma meta description contendo palavras-chave relevantes pode aumentar a classificação.
• Ajuda os usuários a escolher rapidamente a página da Web mais adequada dos resultados da pesquisa.
• Aumenta o número de leads no seu website devido ao aumento de visitantes.
Portanto, é bastante óbvio o quanto a meta description é significativa para suas páginas da web.
Antes de escrever uma meta description envolvente, considere-as em suas checklists.
• Mantenha sua palavra-chave de foco em sua meta description.
• Nunca use uma meta descrição que já tenha sido usada em outras páginas da web.
• Use uma palavra-chave na descrição meta que seja relevante para uma página da web.
• Certifique-se de que os textos são altamente envolventes, contando os benefícios ou mostrando o valor, provocando emoção e urgência.
O Google corta a Meta Description em cerca de 160 caracteres. É preciso que o texto seja menor que isso para aparecer corretamente.
Porém, as descrições muito curtas não costumam funcionar bem, já que parecem ficar incompletas. Ou seja, não há uma fórmula de tamanho. Use variações nos seus blogposts, por exemplo, e veja o que dá mais resultado.
Recomendamos a revisão de páginas que são muito importantes para sua empresa: Home, páginas de produtos ou serviços e página inicial do blog.