Hoje, quando alguém precisa de um médico, é muito difícil procurar por algum naqueles guias impressos. Quando uma pessoa precisa de um médico, por exemplo, e não conhece nenhum especialista, ele procura de duas formas: vai até um amigo ou conhecido e pede indicação ou faz uma busca na internet.
Não é de surpreender que os antigos métodos de marketing (como anúncios publicitários e publicidade nos jornais) aos quais estamos acostumados estejam sendo enterrados por táticas de marketing digital. Na verdade, as estatísticas mostram que o marketing tradicional está começando a perder sua eficácia geral.
Então justamente por esse motivo, os profissionais da área da saúde tem investido em Inbound Marketing. As estratégias online aproximam os médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos, etc das pessoas que procuram e precisam de assistência em saúde. Então usando as ferramentas do Inbound Marketing de forma assertiva, é possível promover esse encontro mais facilmente.
Inbound marketing difere do marketing tradicional em que é uma estratégia de marketing responsivo. Isso significa que ele evolui constantemente para atender às necessidades de seu público-alvo. Os avanços tecnológicos que ocorreram nos últimos anos causaram uma mudança fundamental no comportamento do paciente. A tecnologia tornou o acesso a informações importantes rápido e fácil. Por causa disso, seus pacientes se tornaram um público mais conhecedor.
Em vez de aceitar silenciosamente o encaminhamento do clínico geral, mais de 80% dos pacientes pesquisam médicos e práticas online antes de decidirem por um especialista (American Medical News). Uma estratégia abrangente de Inbound Marketing emprega uma variedade de técnicas de marketing para ajudar as práticas a se tornarem a escolha número um dos pacientes.
Não se pode dizer o suficiente sobre a importância de ter um site bonito e funcional. Seu site fornecerá a base necessária para implementar uma estratégia de inbound marketing bem sucedida. De acordo com a Forbes, as primeiras impressões pessoais são feitas durante os primeiros sete segundos da reunião. No entanto, na terra da rede, um paciente em potencial estabelecerá sua opinião sobre sua prática em menos de dois décimos de segundo depois de abrir seu site. É por isso que seu site deve possuir os seguintes três fundamentos básicos do design de um bom site:
• Forte apelo visual
• Navegação Acessível
• Responsivo (Layout Mobile)
Embora cada paciente seja único, há semelhanças no modo como ele ou ela toma decisões médicas. A melhor maneira de alcançar novos pacientes é conhecer os seus atuais, explorando seus dados demográficos e os passos que eles tomaram para agendar um horário. Fazendo as perguntas certas, destacando padrões e acompanhando as tendências, você pode criar a persona perfeita do novo paciente, que lhe permitirá adaptar sua abordagem de marketing. Isso ajuda você a alcançar um público específico cheio de pessoas que estão prontas para receber sua ajuda, o que significa que você terá um impacto maior quando começar a fazer marketing para elas.
Uma forte estratégia de otimização de mecanismos de busca (SEO, Search Engine Optimization) melhorará as maneiras pelas quais as pessoas encontram sua prática. Quando você escreve conteúdo online para a sua prática, incorpore palavras e frases populares que seus pacientes possam usar para encontrar você e / ou sua especialidade. Fazer isso de maneira consistente melhorará o ranking do seu mecanismo de pesquisa e, por sua vez, ajudará as pessoas a encontrar sua prática com mais facilidade.
Depois de definir metas claras de marketing, as ferramentas de relatórios, como HubSpot, Google Analytics, Facebook Insights, e outros, podem ajudá-lo a acompanhar seu progresso. Por exemplo, a análise mostrará coisas como quantos novos visitantes chegaram ao seu website, que site de referência os levou até lá e até mesmo informações demográficas e de contato pessoal. Usando esses dados, você pode ajustar sua estratégia de marketing de entrada para gerar mais leads e agendar mais compromissos.
Em todo esse processo de Inbound, você vai perceber que precisa de ajuda, porque para um trabalho efetivo de inbound, é importante que você tenha uma equipe que reúna as competências de um bom redator, designer, programador, analista e estrategista.