Para começar um negócio existem três fatores principais: conhecer seu serviço melhor do que ninguém, conhecer seus clientes e ter muita força de vontade para ter sucesso.
Uma vez que sua clínica de estética tenha serviços para vender, a primeira coisa que você precisa fazer é criar uma estratégia eficiente de aquisição de clientes. Ter uma estratégia adequada é essencial para alcançar um crescimento sustentável a longo prazo. Sem ter esse plano para aquisição de novos clientes, não tem muito como obter sucesso.
Primeiro vamos entender, o que é aquisição de cliente?
Para o setor de beleza e bem estar, o termo “aquisição de clientes” está relacionado a alguns fatores, como: obter, manter e crescer.
Quando você adquire novos clientes para a sua clínica. É a primeira parte do processo de aquisição. Você comercializa seus serviços por meio de vários canais e em seguida, obtém um cliente.
Quantos desses clientes adquiridos você pode reter para sua clínica? Depende muito do valor que você fornece ao cliente. A taxa de rotatividade de clientes varia muito, mas em média está entre 5% e 7%. Se você quiser manter seus clientes, é preciso estar sempre trazendo novidades. Por exemplo, o Facebook sempre está oferecendo novas maneiras de envolver seus usuários. Mais do que isso está relacionado ao conteúdo gerado pelo próprio usuário, mas todo modelo de negócios é desenvolvido de para que se mantenha os usuários em busca de mais.
Quantos dos seus clientes realmente ajudam a expandir seus negócios? Quantos clientes você pode fazer um upgrade de serviços? Como aumentar um serviço dentro do pacote? Algumas delas podem se tornar sua referência ou recomendar outra pessoa para sua clínica, outras não.
E juntos eles formam a base de sustenção para a construção do conceito de “aquisição de clientes”.
Agora, como você sabe qual é a estratégia de aquisição de clientes, vamos discutir o que você precisa saber para começar.
Você precisa entender seus canais de segmentação, seu público-alvo desejado e sua meta antes de iniciar o processo de aquisição do cliente.
Suponha que sua clínica ofereça semanalmente massagem e drenagem por uma taxa de assinatura mensal de R$200. Nesse caso seu público será:
Pessoas que trabalham diariamente, que gostam de cuidar do corpo, que se preocupam com o bem estar físico, que buscam fugir do stress, que tiram um tempo para cuidar de si.
Agora, vamos supor que você queira 300 clientes nos primeiros três meses. Esse é o seu objetivo trimestral. Sua meta anual é atingir 1500 clientes que pagam R$200 por mês. Agora vamos atingir o ponto. O LTV do seu cliente é de R$8,25. Significa que cada um dos seus clientes só permanecerá com você por um ano.
Vejamos quais tipos de canais estão disponíveis para você para a aquisição de clientes. Os canais de marketing on-line mais usados incluem:
• Mídia Paga (Google ads, Facebook ads)
• Email Marketing
• SEO (Otimização de busca)
• Mídias sociais
Marketing de conteúdo tem se tornado uma grande tendência no marketing digital, que basicamente é oferecer conteúdos (podendo ser posts em mídias sociais, blog, ebooks, vídeos, etc.) que ajudem o público-alvo na jornada compra e atraia para sua clínica de forma expontânea.
Uma clínica que se disponibiliza a ajudar os clientes a entender de fato o que eles precisam e tirar dúvidas é muito mais bem visado pelo mercado e faz com que assim mais clientes sejam atraídos.
Marketing de relacionamento tem sido muito citado nos últimos tempos, onde se define a construção de um bom relacionamento com o seu cliente, de forma que sua clínica o atenda de acordo com suas necessidades e desejos. Assim acabando por transmitir confiança.
Geralmente essa relação é bastante negligenciada. E essa relação é de extrema importância, afinal, para a venda se consolidar é importante saber como acontece o processo de aquisição de clientes e ao contrário também.
Apesar de parecer alcançável e simples, o marketing digital é bem mais difícil do que parece e , contando com a ajuda de profissionais especializados, fica mais fácil de elaborar estratégias de sucesso para aquisição de clientes.