Que tal ideias de marketing que colocarão seu negócio à frente da concorrência? Ideias que estão completamente fora da caixa, e que ainda funcionam?
Todo mundo está procurando por aquela grande sacada de marketing viral que lhe trará novos leads (prospects). Mas se você quer que o seu negócio fitness atinja o melhor do marketing, então você precisa pensar além do que a concorrência está pensando.
Existem três coisas que a maioria das pessoas nem sequer pensa quando comercializa o seu negócio fitness. Esteja avisado: essas estratégias podem aumentar seus lucros e conquistar mais leads (prospects). Se você quer isso (Claro que sim), então continue lendo.
A primeira coisa é olhar para fora de seu próprio nicho. Muitas vezes, quando um empreendedor está apenas em um setor, ele se concentra apenas no que todo mundo está fazendo, certo?
Fazendo o que a outra academia, marca de suplemento ou concorrência está fazendo, o seu marketing não se torna diferente dos outros. Mas se você olhar para fora do seu setor, descobrirá que outros setores têm formas únicas e especiais de marketing que você poderia aplicar.
Por exemplo, uma ação que funcionou para uma academia cerca de dois anos atrás foi introduzir cartões free-pass de plástico, já que descobrimos que ninguém estava usando cartões free-pass de plástico para utilizar como ferramenta de vendas.
Então começaram a criar cartões free-pass de plástico que pareciam cartões de crédito legítimos. Eles até tinham a faixa magnética preta no verso. De repente, isso os deu muito mais valor do que apenas escrever um anúncio que dizia: "Oi, você pode tirar 3 dias grátis de treinamento”.
Tiramos essa ideia de um setor totalmente diferente, não do setor fitness. Então eu desafio você a olhar em sua cidade, ler as revistas e jornais locais e ver o que outras empresas de sucesso estão fazendo. O salão de cabeleireiros, dentistas, lojas de roupas... o que eles estão fazendo que você pode implementar em seu setor fitness para ficar a frente da concorrência.
A próxima estratégia que vamos falar é sobre os clientes mais tangíveis, as oportunidades perdidas em sua empresa que não precisam de um esforço muito grande para captar.
Quando pensamos com a mentalidade de “Quero ter mais clientes para minha academia”, voltamos para as mesmas coisas que normalmente fazemos. Se isso funciona, é incrível, mas estamos dispostos a apostar que você ainda precisa aproveitar um monte de oportunidades para expandir ainda mais sua clientela.
Um ótimo exemplo de pegar clientes mais tangíveis é ter uma lista de e-mail ou até mesmo uma pequena lista de e-mail de 100 ou 200 clientes, prospects ou clientes antigos. Se você começar a nutrir essa lista de e-mails e mostrar conteúdo, dar-lhes valor, educa-los, posicionar estudos de caso à sua frente, como prova social e depoimentos de clientes existentes e, em seguida, fazer ofertas, você receberá 5, 10, 15 novos clientes de uma pequena lista de e-mail.
Essa é uma estratégia de marketing realmente de baixo custo, certo?
Outra ótima maneira de ganhar mais clientes, é reconhecer seus clientes no Facebook. Vamos lá, o Facebook é a plataforma onde as pessoas se encontram. Então tudo o que você tem que fazer é tirar fotos de seus clientes assim que estiverem em atividade ou utilizando sua marca e postar na linha do tempo da sua FanPage e dar-lhes alguma apreciação e reconhecimento com um comentário, dizendo: “Maria Rita, você fez um ótimo treino hoje. Só queríamos te agradecer por ser um ótimo cliente".
Agora obviamente, alguns de seus amigos do Facebook vão comentar ou dar “Like” na foto que foi postada. Tudo o que você precisa fazer é verficiar se eles são possíveis leads, depois mandar uma mensagem privada para eles e dizer: “Olá, obrigado por apoiar sua amiga e nossa cliente Maria Rita, por isso gostaria de oferecer uma semana de treinamento para experimentar nossa academia, para que você possa ter a mesma experiência.”.
Apostamos que você vai ter muito mais clientes interagindo no Facebook. A razão pela qual sabemos disso é porque funciona para alguns de nossos clientes.
A terceira e última coisa que queremos que você concentre é em referências. Isso é muito fácil, porque as únicas vezes em que as referências não funcionam bem, são quando você faz uma tentativa indiferente de obtê-las, ou se você não condicionou seus clientes a fornecer referências.
Há uma coisa que eu quero que você adquira o hábito de fazer a partir de hoje. Quando você conseguir um novo, diga: “Olá Maria Rita, seja bem-vinda a bordo. Ao ajudá-lo a obter a ter uma vida mais saudável e a obter os resultados como condicionamento físico, posso contar com você para encaminhar seus amigos, familiares e colegas de trabalho para que eu possa proporcionar ao meu negócio ter pessoas mais incríveis a bordo que sejam exatamente como você?”.
Ao fazer isso, você está condicionando seus novos clientes a se referirem a você. Dessa forma, quando você realiza uma ação de indicação ao longo do tempo, quando distribui seus cartões free-pass ou envia um cartão de agradecimento escrito à mão - algo como: “Oi, Maria Rita, obrigada por ser um cliente incrível, aqui está um cartão-presente de R$50,00 na loja de suplementos por você ser tão legal. Incentivando assim, ele a assumir mais vezes esse compromisso com sua empresa.
Essas são as três grandes ideias inovadoras que eu quero que você pense e use em seu negócio. Se você quiser mais ideias como essas, leia mais postagens no nosso blog - eu tenho mais ideias sobre marketing para você.