O Instagram tem mais de 700 milhões de usuários ativos mensais, menos concorrência e um público mais engajado do que outros gigantes da mídia social como o Facebook ou o Twitter (fontes: Statista, ecommerceCEO).
Isso oferece às empresas uma oportunidade de comercializar seus produtos para um público mais direcionado e interessado, sem gastar uma quantia enorme de dinheiro em publicidade paga. Em janeiro de 2018, a API do Instagram foi alterada para permitir que os usuários publiquem fotos ou vídeos em um Perfil de Negócios do Instagram usando uma plataforma de terceiros, tornando ainda mais fácil para as marcas aproveitarem o que o Instagram tem a oferecer.
Independentemente de sua estratégia precisar de uma atualização ou de você ser um novato nessa rede de mídia social, essas sete dicas sobre ganhar mais seguidores no Instagram do seu negócio, produto ou empresa são extremamente úteis.
Concentre-se na solução que você fornece, não nos produtos que você vende. No Instagram, é essencial agregar valor a seus clientes e ficar com um visual agradável enquanto você faz isso. Nunca subestime o fato de que seu atrativo mais importante nessa rede de mídia social é o conteúdo visual.
Se o seu negócio é orientado a serviços, concentre-se em mostrar o processo por trás da prestação do serviço. Mostre a cultura da sua empresa, compartilhe sua missão com o mundo ou simplesmente compartilhe algumas dicas e instruções. É possível fazer upload de fotos, vídeos curtos (semelhantes a GIFs, chamados Boomerangs) e vídeos de até um minuto.
Experimente Stories do Instagram
Os Stories do Instagram têm um formato de apresentação de slides e estão disponíveis apenas por 24 horas (embora possam ser salvas em seu dispositivo para serem reutilizadas posteriormente). Esse novo recurso é um concorrente direto das histórias do Snapchat e agora está sendo fortemente desenvolvido pelo Instagram. Estes são alguns dos benefícios de usar o Instagram Stories para marcas:
• Stories são proeminentemente exibidos no topo das linhas do tempo do seguidor logo abaixo do logo do Instagram.
• Pode ser usado para capturar conteúdo de bastidores que não precisa ter tanta qualidade quanto os posts comuns.
• Facilita a experiência com diferentes tipos de conteúdo: foto, vídeos curtos, boomerangs, vídeos filmados ao contrário (rewind) e vídeos ao vivo.
• Marcando outras contas, por exemplo, o @instagram no Stories é ideal para marketing de colaboradores e influenciadores.
• Adicione filtros divertidos, textos e adesivos, afinal eles ajudam você a editar imagens na mesma hora.
• A pesquisa de Stories por Hashtags e locais torna eles muito mais detectáveis.
Todas as fotos e vídeos adicionados serão reproduzidos na sequência em que foram adicionados e você poderá adicionar quantos quiser. Os anúncios do Instagram Stories ficaram disponíveis para todas as empresas em todo o mundo em março de 2017. Você pode usá-los para segmentar novos públicos-alvo e adicionar CTAs às suas postagens, o que pode ser especialmente útil para promoções.
Observe que os Stories só estão disponíveis no aplicativo móvel e é possível enviar Stories do Instagram como uma mensagem direta (DM). O uso de mídia social Stories está definitivamente funcionando e quase qualquer marca pode encontrar uma maneira divertida e envolvente para participar.
Como empresa, você provavelmente faz um monte de coisas e oferece ainda mais soluções. Não fique muito envolvido em encaixar tudo isso em 150 caracteres. Concentre-se em seus serviços mais importantes ou o próximo grande acontecimento, seja um evento, promoção ou lançamento de produto.
Como o único link clicável está em sua seção Bio (logo abaixo do seu nome), crie o hábito de atualizá-lo com frequência. É uma pena que a maioria das marcas o use apenas para vincular ao site, mas pode fazer muito mais. Pense, conduzindo inscrições de eventos, downloads de aplicativos ou até mesmo compras.
O Instagram também lançou seus perfis de negócios no Instagram e publicidade paga. O perfil de negócios adiciona um número de telefone à sua biografia e fornece acesso a dados analíticos extensos que, de outra forma, não estariam disponíveis, a menos que você estivesse usando uma ferramenta de mídia social.
Os clientes têm uma curiosidade natural sobre a origem de seus produtos e você pode usar o Instagram para mostrar todo o seu ciclo de vida. Isso é especialmente relevante para empresas que vendem produtos ecologicamente corretos ou FairTrade. Imagens de origem para demonstrar como os produtos são feitos - do material de base, produção e distribuição.
Se nada vier à mente, você pode compartilhar algo que todos têm - esboços, anotações e quadros brancos ou quadros negros preenchidos. Todas as empresas criaram ideias, cabe a você tirar uma foto bonita e enviá-la para o Instagram. Você pode achar que é melhor experimentar diferentes tipos de postagens até atingir o post ideal com o que atrairá o público. Graças a mais um novo recurso, o Instagram agora permite que você arquive as postagens em vez de excluí-las.
Use hashtags para expandir seu alcance. Estes podem ser específicos da campanha ou gerais - tudo o que é importante é que sejam relevantes. Certifique-se também de configurar a hashtag da sua empresa principal (#nomedasuaempresa) e use-a com moderação no Instagram (o Twitter também é bom). Isso facilita a localização de conteúdo relacionado a você e à sua conta principal.
A melhor prática é usar entre três e cinco hashtags, apesar do fato de que o máximo que você pode adicionar é 30 por postagem no Instagram. Use suas próprias hashtags específicas de campanha, bem como as hashtags mais populares para aumentar a capacidade de descoberta de seu conteúdo. Por exemplo, tente adicionar hashtags como #instagood (usado é 300 milhões de postagens) ou #tbt e não se esqueça das específicas do setor. Se você estiver em TI, a hashtag #TI ou #tech funcionará bem. Além disso, considere como você adiciona hashtags, que podem ser adicionadas no final do post, em um comentário ou no post real, como a GoPro faz.
O Instagram é um dos canais de mídia social mais fortes para destacar colaboradores e compartilhar histórias de sucesso de clientes. Mesmo que você não seja oficialmente parceiro de uma organização sem fins lucrativos, você pode doar para caridade ou fazer um levantamento de fundos algumas vezes por ano. Tudo é bom, desde que a causa esteja alinhada com os valores e a missão da sua marca. Leve em conta que nem todo mundo está monitorando hashtags em mídias sociais, então marcar uma conta é geralmente uma escolha melhor se você quiser ser notado.
Outra técnica envolve o uso de 'shout-outs'. Uma mensagem não paga é quando você faz parceria com outra marca que tem aproximadamente o mesmo número de seguidores que você para promover um ao outro para o seu público e ambos se beneficiam do aumento da exposição.
O pago é para aqueles com um orçamento maior, pois é essencialmente uma campanha de influência. Isso geralmente envolve o pagamento de uma marca (ou influenciador) com um número muito maior de seguidores para promover seu produto ou serviço. É uma ótima maneira de conquistar um grande número de novos seguidores rapidamente, desde que você crie um forte apelo à ação e o público do influenciador seja genuíno.
Manter seus clientes interessados é uma parte essencial de qualquer campanha de marketing eficaz. Recompense seus seguidores leais com conteúdo exclusivo. Deixe que eles sejam os primeiros a conhecer novos produtos, serviços ou eventos. Crie fotos promocionais que criem antecipação ou satisfaçam a curiosidade de seus novos lançamentos, aberturas de escritório ou lojas. Esse tipo de visualização faz com que seus seguidores no Instagram se sintam especiais e os mantém voltando para mais informações privilegiadas.
Sem dar um passo para trás e analisar o que funcionou e o que não funcionou, o marketing se torna um jogo de adivinhação. A verdade é que você pode ler todos os artigos do mundo sobre as melhores práticas e os tempos de publicação, mas você só vai descobrir o que funciona para seus clientes através de testes e medição de resultados.
Ferramentas de gerenciamento de mídia social podem ajudar, no entanto. Você pode usá-los não apenas para agendar suas campanhas no Instagram com antecedência, mas também usar a análise de mídia social para avaliar seu sucesso. Certifique-se de medir regularmente sua contagem de seguidores, engajamento e cliques, tudo para refinar e melhorar sua estratégia.
Esperamos que essas dicas melhorem o desempenho de seu canal e atraiam novos clientes. Informe-nos quais dessas dicas foram mais úteis para você e informe-nos sobre outras táticas que funcionaram para você.